investimento
Social Privado |
O investimento social privado da Bunge Brasil chegou à
marca de R$ 5,6 milhões em 2011 em projetos de desenvolvimento
sustentável, educação, conscientização ambiental e memória corporativa |
Com os princípios e a gestão focados na sustentabilidade, a Bunge Brasil desenvolve ações para a comunidade afim de colaborar com o crescimento das regiões onde opera, pois além dos resultados econômicos, é necessário firmar parcerias, dar oportunidades e alavancar a educação. O desenvolvimento sustentável exige planejamento de longo prazo e a conscientização da sociedade de que os recursos naturais não são inesgotáveis e de que as decisões que podem afetar a coletividade devem ser tomadas de forma ampla e participativa.
SO1
Fundação Bunge SO1
DOAÇÕES REALIZADAS PELAS
MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO BUNGE (R$)

A empresa opera nas localidades por meio da Fundação Bunge (FB), que em 2011 promoveu investimentos em programas e projetos voltados ao desenvolvimento das comunidades onde há unidades da Bunge, ao incentivo a excelência, ao conhecimento sustentável e à preservação da memória. O foco das ações é a educação para a promoção das pessoas, da comunidade e do conhecimento científico. SO1
Assim, em 2011, o investimento total da Fundação Bunge em programas e projetos totalizou R$ 7,4 milhões, 25% superior em relação ao ano anterior. As doações promovidas pelas mantenedoras (Bunge Alimentos, Bunge Fertilizantes, Fertimport, Pedro Afonso Açúcar & Bioenergia e Bunge Philanthropic Foundation) atingiram R$ 5,2 milhões. A diferença entre o orçamento da Fundação Bunge e os recursos repassados pelas empresas vem da receita própria da Fundação, principalmente do aluguel de imóveis (andares do Centro Empresarial).
Por projeto, a Fundação investiu em 2011:
Investimentos em Projetos Fundação Bunge (em R$) |
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2009 |
2010 |
2011 |
Comunidade Educativa |
2.232.184,04 |
1.570.232,56 |
2.923.935,56 |
Prêmio Fundação Bunge |
987.750,58 |
993.599,58 |
916.443,58 |
Centro de Memória Bunge |
684.377,37 |
438.632,98 |
472.293,44 |
Projeto Conhecer para Sustentar |
748.878,88 |
537.348,85 |
71.985,84 |
Prêmio Professores do Brasil |
112.426,44 |
- |
- |
ReciCriar – A Pedagogia do Possível |
13.369,26 |
- |
- |
Comunidade Integrada (Projeto Açúcar & Bioenergia ) |
11.703,20 |
603.941,87 |
861.943,56 |
Despesas administrativas/financeiras/comunicações |
2.499.552,70 |
1.807.793,34 |
2.180.596,18 |
Total |
7.290.242,47 |
5.951.549,18 |
7.427.198,16 |
As ações da Fundação Bunge possuem três pilares de atuação, denominados "continentes", onde os projetos são desenvolvidos. Conheça cada um deles.
Pilar Socioambiental
Pilar Socioambiental
É formado por programas que visam estreitar a relação entre o homem e seus ambientes natural, social, econômico e cultural, principalmente por meio da educação sustentável. São eles "Comunidade Educativa" e "Comunidade Integrada".
Comunidade Educativa – Criado em 2002 para estimular a leitura em escolas públicas e em espaços da comunidade, é o programa de voluntariado corporativo da Bunge. O programa conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e é desenvolvido em todas as regiões em que a Fundação Bunge está presente.
O foco reside no estímulo aos cidadãos ao perceber a importância da leitura. O papel do voluntário é motivar a prática da leitura de forma lúdica e prazerosa, utilizando as diferentes linguagens artísticas, como teatro, dança, literatura, artes visuais e música.
Ao final de 2011, 58 escolas participavam do programa, em um total de 18.808 alunos e 1.273 professores, com o apoio de 623 voluntários. O tema trabalhado em 2011 com os alunos foi "Saberes e Sabores do Brasil", onde foram desenvolvidos trabalhos com base em diversas espécies de árvores frutíferas.
Expansão do programa Comunidade Educativa |
|
2009 |
2010 |
2011 |
Voluntários |
808 |
387 |
623 |
Escolas |
56 |
Mais de 40 |
58 |
Estudantes |
16.527 |
13.488 |
18.808 |
Professores |
897 |
736 |
1.273 |
Total/ano (exceto escolas) |
18.232 |
14.611 |
20.704 |
A fundação preparou ao longo do ano uma extensa programação com atividades culturais, plantio de mudas e palestras, demonstrando a influência das árvores e seus frutos nas comunidades a que pertencem. A partir da proposta, os alunos puderam se aprofundar nas relações que mantêm com sua comunidade por meio do estudo interdisciplinar de uma árvore frutífera da região e sua inter-relação com a culinária e questões sociais, culturais, econômicas e ambientais.
Para avaliar o comportamento do leitor e do escritor dos alunos envolvidos no Projeto Saberes e Sabores do Brasil, foram estruturados indicadores que permitiram medir a evolução ao longo do ano. A aplicação ocorreu em dois momentos e foi conduzida pelo Instituto Avisalá
(http://www.avisala.org.br/) com 3.264 alunos, na 1ª etapa, e 3.169 alunos, na 2ª etapa. O ano terminou com os seguintes resultados:
Comportamento do Leitor |
Leitura |
Aumento de 8% na retirada de livros (alunos e comunidade) |
Comportamento do Escritor |
Escrita |
18,0% passaram a criar títulos adequados ao texto |
Comentários |
Aumento de 16,7% na emissão de comentários sobre os textos estudados |
Preparação |
20,3% dos alunos passaram a fazer rascunho antes do texto final |
Outros |
24,8% passaram a criar legendas adequadas à imagem |
Aumento de 16,8% na utilização de informações dos textos estudados como referência |
Aumento de 16,2% na descrição e nas definições complementares ligadas ao texto |
NYSE 10 Volunteer Projects – O projeto de reestruturação da biblioteca da Escola Zahira Catta Preta Mello, ação do programa Comunidade Educativa, na região de Ponta Grossa (PR), foi um dos destaques da campanha em comemoração aos dez anos de abertura do capital da Bunge na Bolsa de Nova Iorque (NYSE), que organizou o "NYSE 10 Projetos de Voluntariado", que constituiu na eleição de um projeto social, por país onde a corporação opera, para apoiar e comemorar a data. A iniciativa selecionada no Brasil foi o "Comunidade Educativa". Esse projeto também foi destaque em publicações nacionais como o jornal O Estado de São Paulo, e as revistas Exame e Isto é.
Comunidade Integrada – Criado em 2011, o programa articula os elos com as pessoas da comunidade e promove desenvolvimento sustentável ao identificar as necessidades de cada região e promove desenvolvimentos territorial. Ao longo do ano, o programa esteve presente em Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins, cidades do Estado do Tocantins (TO) onde a Bunge atua para manter um relacionamento positivo com a comunidade e promover a interatividade e a troca de conhecimentos. Para a implantação do empreendimento localizado em Pedro Afonso, o programa contou com a realização do Diagnóstico Integrado em Socioeconomia, que consiste na análise da realidade regional e local, na identificação de potencialidades, nas relações com as comunidades locais, na projeção de impactos e no dimensionamento dos riscos e das oportunidades de investimentos, nas várias dimensões e abordagens (econômica, social e urbanística) e no entendimento da percepção de diferentes stakeholders envolvidos com o empreendimento.
O referido estudo norteou a construção de um Plano de Gestão Integrada que contempla os programas e projetos a serem desenvolvidos na área de influência direta da Usina Pedro Afonso Açúcar & Bioenergia durante o período de 2011 a 2015 e que prevê uma atuação compartilhada entre os diversos atores presentes no território na implantação de todas as ações.
O programa, desenvolvido pela Fundação Bunge, possui três frentes de atuação: relacionamento com stakeholders, fortalecimento da gestão pública e apoio ao desenvolvimento humano e econômico; para mais informações, acesse: www.fundacaobunge.org.br/projetos/comunidade-integrada/.
EC8 e SO1
Comunidade Integrada – Balanço 2011 |
Audiências Públicas |
Realização de nove audiências públicas municipais, nas quais mais de 350 pessoas participaram e discutiram o Diagnóstico Integrado em Socioeconomia e o Plano de Gestão Integrada (PGI), instrumento balizador das ações a serem implantadas pela Bunge entre 2010 e 2015. |
Grupo de Trabalho Consorciado (GTC) |
Implantação do GTC, que reuniu cerca de 30 lideranças locais, entre representantes do poder público, da sociedade civil e da Bunge. Foi criado para deliberação e apresentação de novas demandas para a região e ainda a elaboração de uma raiz de stakeholders e projetos de infraestrutura urbana. |
Infraestrutura |
Estruturação dos Projetos Executivos de Infraestrutura de Água, Esgoto e Aterro Sanitário, em parceria com a Agência Tocantinense de Saneamento, a Secretaria da Infraestrutura do Estado do Tocantins, prefeituras e governo do estado.
Aprovação da emenda popular em Pedro Afonso para destinação de R$ 500 mil, destinada à inplantação do Aterro Sanitário (recurso da União). |
Capacitação e Empreendedorismo |
Seminário de Formação de Educadores: 220 professores das redes públicas municipais e estadual.
Formação de Empreendedores Locais: 4 cursos com 27 pessoas em parceria com o Sebrae (TO). |
Programa de Voluntariado – Em 2011 a Fundação Bunge lançou a campanha com o tema “Voluntariado. Uma ideia contagiante”, buscando conquistar novos voluntários, colaboradores da Bunge Brasil, para o programa Comunidade Educativa. A iniciativa apresentou um resultado além do esperado, elevando o número de voluntários de 387 para 623 em todo o Brasil, crescimento de 61%, superando a meta inicial de 40%.
Outra realização no período foi o 5º Encontro Nacional de Voluntários, realizado entre 8 e 10 de abril, com o tema "Era uma vez... e sempre será", para resgate da essência do voluntariado. O evento reuniu cerca de 350 participantes entre voluntários, lideranças corporativas e locais da Bunge, arte-educadores e especialistas da área de educação; que vivenciaram momentos de troca de experiências, sinergia e aprendizado, marcados por palestras, oficinas e dinâmicas de grupo. Em 2011, 51.243 pessoas participaram de 718 eventos/ações organizados.
Voluntariado Corporativo Bunge Brasil |
2011 |
12.111 horas dedicadas ao voluntariado |
1.399 horas de formação |
10 feiras literárias |
66 espaços de leitura |
Conhecer para Sustentar – programa criado em parceria com a Bunge Brasil e a prefeitura de Gaspar (SC) após a tragédia causada pelas chuvas no Estado de Santa Catarina no final de 2008; o programa evoluiu e agora parte para uma nova frente: a Amazônia. Foram promovidos, em 2011, dois seminários "Gestão da Amazônia", em Manaus e São Paulo, que reuniram mais de 300 pessoas, e visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para discutir e analisar possibilidades de estruturação do Projeto "Conhecer para Sustentar Amazônia".
Pilar Preservação da Memória
Pilar Preservação da Memória
Criado para reunir, preservar e disponibilizar o patrimônio histórico da Bunge Brasil, o Centro de Memória Bunge completou 17 anos em agosto de 2011 com o objetivo de valorizar o passado para renovação do presente. Durante esses anos de atuação foram atendidas mais de 250 mil pessoas. Em 2011, 4.965 pessoas participaram das ações promovidas pelo Centro, que também atendeu 2.829 pesquisas, além da digitalização de 156 filmes gravados originalmente em película.
Em um dos acervos mais ricos de memória empresarial do Brasil é possível encontrar documentos diversos – cartográficos, iconográficos, tridimensionais, textuais e outros. São mais de 600 mil imagens em papel, diapositivos de vidro, cromos, gravuras, pinturas e mapas, 1.300 caixas com documentos variados, 3 mil peças de filmográfico, além de 1.200 peças que documentam a evolução dos costumes, técnicas e processo industriais, design, marketing e propaganda.
O Centro de Memória Bunge organiza atividades que aproximam o acervo que mantém da sociedade e que estimulam outras instituições no atendimento a pesquisas, exposições temáticas, processamento técnico, jornadas culturais, oficinas de preservação, visitas técnicas e integração de colaboradores.
Entre as atividades promovidas em 2011 destacam-se: os lançamentos do Acervo Online em Inglês, o resgate do acervo de Araxá (MG) (unidade vendida para a empresa Vale) e de 2 mostras internas: Pioneirismo e Inovação e Propagandas Antigas. A realização de cinco Jornadas Culturais (SP capital e Rondonópolis/MT), que reuniram 524 pessoas, e cinco encontros entre parceiros da Rede dos Centros de Memória com a participação especial de Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding, e da professora doutora Johanna W. Smit, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo.
Pilar Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável
Pilar Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável
Promove prêmios e projetos de estímulo a novos agentes de transformação a partir do exemplo e da troca do conhecimento. O Prêmio Fundação Bunge, um dos mais tradicionais estímulos à pesquisa e à produção intelectual do Brasil, criado em 1955, já premiou 167 pessoas.
Abrange áreas de Ciências, Letras e Artes de todo o País e reúne duas categorias: "Vida e Obra", em reconhecimento à obra consolidada de um especialista, e "Juventude", que premia jovens talentos. Os candidatos são indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas. Uma comissão técnica, formada por cinco membros, sendo um do exterior, em cada área de premiação, seleciona os profissionais em cada ramo do conhecimento. Na categoria "Vida e Obra", a decisão é do Grande Júri, formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Já na categoria de "Juventude" a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados do ano.
Em 2011, na 56ª edição, o Prêmio Fundação Bunge, contou com 121 indicações de universidades e entidades científicas e premiou quatro pesquisadores em Oceanografia e Defesa Sanitária Animal e Vegetal.
SO1
Além de diploma e medalha, os contemplados na categoria "Vida e Obra" recebem R$ 100 mil, enquanto os da categoria "Juventude" receberam R$ 40 mil.
Os quatro contemplados foram pesquisadores da área de Ciências Exatas e Tecnológicas com o tema Oceanografia; e Ciências Agrárias com o tema Defesa Sanitária Animal e Vegetal. O contemplado na categoria "Vida e Obra" em Defesa Sanitária Animal e Vegetal foi José Roberto Postali Parra. Na categoria "Juventude" o prêmio foi para Helena Lage Ferreira; em Oceanografia, categoria "Vida e Obra", o contemplado foi Luiz Drude de Lacerda, e na categoria "Juventude", César de Castro Martins.
Durante o ano a fundação promoveu o Simpósio Científico do Prêmio sobre as duas áreas de premiação, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que reuniu 240 pessoas. SO1
Investimentos sociais diretos
O investimento social privado da Bunge Brasil chegou à marca de R$ 5,6 milhões em 2011. Além do aporte à Fundação, entre as principais ações, destacam-se:
Pomar Urbano
Em setembro ocorreu o lançamento do livro "Pomar Urbano, uma história de sucesso", sobre o projeto Pomar Urbano, iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo em parceria com a Bunge e mais 23 empresas. O evento contou também com a inauguração do novo site do projeto (http://www.ambiente.sp.gov.br/wp/pomar/) e da exposição permanente sobre o projeto e a realização do seminário "Rio Pinheiros: o futuro passado a limpo".
Com investimentos anuais de R$ 96 mil desde 1999, o Pomar Urbano já recuperou 26 quilômetros nas duas margens do Rio Pinheiros, em São Paulo, com o plantio de milhares de mudas de árvores e arbustos e a instalação de uma estação de tratamento de água que permite recuperar a água do rio para ser utilizada na irrigação das mudas.
Bunge Natureza
Lançado em 2005 na unidade de Gaspar (Alimentos & Ingredientes), o programa Bunge Natureza já recuperou em torno de 500 mil metros quadrados de áreas degradadas. Em 2011, o programa foi expandido, e a administração transferida para a área corporativa de Sustentabilidade, tendo como novo foco o suporte às necessidades da empresa.
Isso contribui para que os colaboradores estejam engajados na melhoria contínua da gestão ambiental e que tenham melhores condições de interagir com as comunidades do entorno de todas as unidades da área de negócios.
Para controlar os impactos que as atividades da Bunge podem causar nas comunidades em que opera, o programa promoveu, em 2011, um diagnóstico das unidades produtivas da Bunge, fazendo uma análise das variáveis críticas identificadas em cada local.
Buscou-se organizar as demandas socioambientais nas unidades, como os impactos ambientais gerados localmente e que resultam em questionamentos por parte das comunidades. A partir daí, é formulado um plano para a redução dos impactos levantados, elaborado de forma construtiva e colaborativa.
O programa aplicou ao longo de 2011 análises sobre diversas unidades no Brasil, buscando diagnosticar as externalidades existentes das operações da empresa sobre as comunidades onde opera.

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28 mil m2 de
áreas recuperadas |
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Mais de
43 mil sementes
nativas da Mata Atlântica coletadas |
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38 mil
mudas produzidas |
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1.478 pessoas entre alunos, professores e comunidade participantes
em atividades
de educação
ambiental |
Bunge Natureza |
2011 |
28 mil m2 de áreas recuperadas |
Mais de 43 mil sementes nativas da Mata Atlântica coletadas |
38 mil mudas produzidas |
1.478 pessoas entre alunos, professores e comunidades participantes em atividades de educação ambiental |
O Bunge Natureza concentra outros programas e estruturas direcionados à promoção da educação, à recuperação ambiental, à produção de mudas e à restauração e conservação de mata ribeirinha. Conheça-os a seguir:
CDAL
O Programa Bunge Natureza mantém dois Centros de Divulgação Ambiental e Lazer (CDAL), um em Gaspar (SC) e outro em Jaguaré (SP). Eles estão localizados próximos a duas unidades da empresa e mantêm projetos socioambientais para a comunidade, os estudantes, os parceiros, os colaboradores e os familiares.
Em Jaguaré (SP), o programa promove o cultivo de hortas comunitárias e hidroponia, além do projeto Fazendo Educação Ambiental Através das Artes. Iniciado em 2008, busca despertar a consciência ambiental e sensibilizar, educar e promover o interesse às questões ambientais. Colaboradores da Bunge e seus familiares, parceiros, família e comunidade do entorno da unidade participam de aulas de educação ambiental, música, cultivo, artesanato, piscicultura, dança, artes cênicas e atividades esportivas.
Em Gaspar (SC), o programa tem como linhas de atuação Pesquisa, Recuperação, Conservação e Educação Ambiental. Realizado pela parceria entre a Bunge e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), recebeu reconhecimento por seus relevantes serviços à comunidade.
Programa de Recuperação Ambiental
O Programa de Recuperação Ambiental (PRA), resultado da parceria técnica e científica entre a Bunge Alimentos e a Universidade Regional de Blumenau (FURB), mapeia, pesquisa e recupera os ambientes aluviais da região, além de divulgar métodos e resultados científicos obtidos com esse trabalho. Implantado em 2005, sob a chancela do Bunge Natureza, o PRA é a continuidade de um diagnóstico realizado em 2001 pela universidade e pela Embrapa/PR sobre as condições da mata ciliar do rio Itajaí-Açu. O relatório inicial apontou quais eram as espécies de vegetais existentes na região, de tal forma que fossem identificadas aquelas a serem reintroduzidas nas áreas degradadas. Esse primeiro levantamento deu origem a uma lista de espécies vegetais para o plantio.
Atualmente a iniciativa dedica-se à produção de mudas nativa e à restauração e à conservação das matas ciliares na bacia do rio Itajaí. As atividades voltadas à recuperação ambiental envolvem desde a coleta de sementes e a produção de mudas de árvores nativas até o plantio para restauração da faixa de floresta ciliar. Desde 2005 a área em processo de recuperação ambiental atingiu o total de 807.213 m², sendo 136.530 m² em 2011.
Programa de Recuperação Ambiental (PRA) |
Ano |
Área em processo de recuperação ambiental (m2) |
Área em pesquisa de recuperação ambiental (m2) |
Sementes coletadas |
Mudas produzidas |
Mudas plantadas |
Mudas doadas |
Parceiros |
Municípios abragidos (Novos) |
2005 |
14.000 |
0 |
101.696 |
32.737 |
2.465 |
0 |
1 |
1 |
2006 |
33.325 |
12.225 |
572.539 |
25.813 |
10.949 |
18.563 |
9 |
2 |
2007 |
45.596 |
15.300 |
424.741 |
35.837 |
7.663 |
3.626 |
12 |
2 |
2008 |
150.009 |
4.500 |
60.479 |
37.277 |
21.697 |
2.315 |
112 |
11 |
2009 |
224.813 |
0 |
60.208 |
44.380 |
22.290 |
5.044 |
56 |
6 |
2010 |
202.940 |
6.000 |
33.118 |
19.227 |
30.295 |
6.106 |
45 |
3 |
2011 |
136.530 |
500 |
43.750 |
38.511 |
16.720 |
2.208 |
120 |
49 |
Total acumulado |
807.213 |
38.525 |
1.296.531 |
233.782 |
112.079 |
37.862 |
355 |
2 |
Em 2011 esse programa do CDAL atendeu 1.478 pessoas, entre alunos, professores e comunidade em geral, apoiou 7 projetos escolares e orientou em questões socioambientais 26 instituições. Além disso, desenvolveu 27 ações com colaboradores e parceiros, envolvendo 1.712 pessoas.
Figueira Branca
Já a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Figueira Branca, exemplo de ação de preservação ambiental da Bunge, recebeu em 2011 o total de 170 visitantes. Também localizada em Gaspar (SC), ocupa aproximadamente 300 hectares e é mantida pela Bunge como legado de biodiversidade às gerações futuras.
Espaço lúdico de sensibilização para as questões ambientais, a Figueira Branca atrai visitas de escolas da cidade e de municípios próximos, além da comunidade da região, que vai à reserva conferir a riqueza da Mata Atlântica. A reserva é também uma fonte de coleta de sementes para o viveiro de mudas do CDAL, que abastecem o Programa de Recuperação Ambiental (PRA) da Bunge.
A empresa possui ainda duas outras reservas ambientais que representam juntas uma área de conservação de 30 mil hectares (30 milhões de metros quadrados) no Estado do Tocantins (TO). Nessas áreas de preservação, a companhia promove o manejo sustentável.
Em 2012, o programa o procurará ampliar ainda mais a integração entre as soluções apontadas pelas unidades, aproximando-as pela compreensão da totalidade das externalidades ambientais.
Planeta Sustentável
A Bunge é uma das patrocinadoras do movimento "Planeta Sustentável", organizado pela Editora Abril e que conta com 5 outros patrocinadores. A Bunge está presente desde o começo da iniciativa e há cinco anos propaga o conhecimento sobre sustentabilidade. Em 2011 foram feitos 3 seminários abordando assuntos da COP17 e da Rio+20 e foram publicados 5 materiais especiais (Manual de Etiqueta Sustentável – 3.0; "O futuro da amazônia" – National Geographic; Guia Exame de Sustentabilidade; Guia da COP17 – Mudanças Climáticas e Desafios Mundiais; e Guia Exclusivo Amazônia – Novas ideias para o futuro da floresta). Por ano, as 45 marcas da editora que participam do movimento produzem mais de 1.000 páginas sobre o tema sustentabilidade em suas pautas editoriais. Entre os principais eventos está o "Planeta no Parque", que mescla informação e entretenimento para toda a família. Neste ano ele ocorreu no Parque do Ibirapuera em São Paulo e teve cerca de 20 mil visitantes. O tema escolhido foi "A Floresta Invade a Cidade", abrindo as ações do Ano Internacional das Florestas declarado pela ONU. A Bunge promoveu as ações sobre Produção e Cuidado com Mudas, mostrando como prevenir enchentes e desmoronamentos, além de disseminar a reciclagem de garrafas pet para usos como utensílios de interesse domésticos.
A Bunge apoia e propaga o conceito de "Pegada Socioecológica" e sensibiliza os colaboradores com o Programa "Colaborador Sustentável"
Programas Corporativos
Programas Corporativos
Colaborador Sustentável
A Bunge Brasil apoia e propaga e conceito de "pegada socioecológica", expressão utilizada para definir o quanto cada pessoa contribui para a melhoria dos impactos ambientais e desequilíbrios sociais em comunhão com seus objetivos pessoais. Por isso, no final do segundo semestre de 2011, a empresa lançou o programa "Colaborador Sustentável", cuja missão é sensibilizar seus profissionais ao relacionar temas de sustentabilidade com metas pessoais para, além de uma mera campanha, transformar seus hábitos.
O objetivo é trazer o tema sustentabilidade para o dia a dia das pessoas com o costume de aplicação de metas que são relevantes para cada indivíduo. Tais metas são associadas aos grupos de metas da empresa e, com isso, cada pessoa poderá melhor colaborar no desdobramento das estratégias da Bunge ao mudar seus hábitos de vida.
Foram desenvolvidas diversas peças motivacionais e informativas para serem utilizadas pelas unidades, como banners, descanso e starters de tela dos computadores, comunicados internos e murais, além do site do programa (www.bunge.com.br/colaboradorsustentavel).
A Bunge criou para o colaborador sustentável um plano com dicas. Para participar, o colaborador deve pedir um formulário de inscrição pelo responsável pelo programa em sua unidade ou inscrever-se pelo site e responder um questionário com perguntas relacionadas a seus hábitos diários. A partir dessas informações, o colaborador passa a receber toda semana, por e-mail, murais e outros veículos corporativos, informações sobre oito temas: transporte e emissões, energia, consumo e orçamento, resíduos e reciclagem, saúde e bem-estar, água, alimentação saudável e segurança, escolhidas por aliarem o estabelecimento de metas pessoais e a melhoria do ambiente no qual se inserem às metas empresariais relacionadas à sustentabilidade. 4.8

Ações nas unidades
Além das ações concentradas na Fundação Bunge, a companhia desenvolve ações e projetos locais nas diversas unidades que mantém no País. Em todas elas fica claro o comprometimento da Bunge com o desenvolvimento sustentável. Confira alguns promovidos em 2011.
Tatuí (SP)
A unidade participou do projeto "Bombeiro Mirim", em que o Corpo de Bombeiros da Cidade realiza uma ação, por duas semanas, que inclui atividades educacionais e de primeiros socorros a crianças carentes. A unidade patrocinou o café da manhã, que incluiu os filhos dos colaboradores. O projeto é sempre realizado duas vezes ao ano no período de férias escolares.
Suape (PE)
Na comunidade, a Bunge faz doação de pão (média de 100 pães, duas vezes por semana) para uma igreja de Ipojuca e de cestas e brinquedos para o Lar de Clara. A unidade também promoveu a campanha "Praia Limpa", na Praia de Gaibu, em que foi trabalhada a conscientização dos banhistas com a distribuição de sacolas plásticas para o depósito de lixo, além da importância da coleta seletiva e a responsabilidade com o meio ambiente.
Moinho Fluminense – Bairro da Gamboa (RJ)
Desde 1989, o "Projeto Jardineiros do Bairro" incentiva as ações de cidadania com as crianças da comunidade que realizam a jardinagem na localidade em que a unidade opera, bem como visitas a museus.
O Moinho também organizou uma reunião no Batalhão da Polícia Militar, com a participação dos moradores, dos bombeiros, da ONG Viva Rio e de outras de terceiro setor, do Banco do Brasil e do conselho comunitário para o levantamento das necessidades da comunidade; e procedeu doações por meio de campanhas internas e visitas à ONG Reviver.
Moinho Santista – Santos (SP)
Todos os meses a unidade faz a doação de cestas básicas a asilos e orfanatos na cidade de Santos (SP). No Natal, acontece a doação de brinquedos ao orfanato Vó Benedita, que beneficia 27 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, além de bolos e panetones feitos pela padaria do Moinho.
Usina Gariroba – Pontes Gestal (SP)
Entre março de 2008 e abril de 2011, a Bunge assumiu a contratação de profissionais de saúde nas especialidades de cardiologia, pediatria, ginecologia e clínica geral como medida de compensação social em razão da instalação de uma usina no município de Pontes Gestal (SP).
A contratação seguiu parecer técnico da Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e de Proteção de Recursos Naturais da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e permitiu que fossem realizados 19.645 atendimentos médicos ao longo desse período.
Consumo consciente
Consumo consciente
Ainda em 2011, a Bunge Brasil patrocinou ações, projetos e eventos de disseminação dos conceitos do consumo consciente e educação ambiental.
Akatu On-line
O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente estreou um novo portal (www.akatu.org.br) e teve o apoio da Bunge no desenvolvimento de uma plataforma direta de sensibilização, informação, mobilização e diálogo com o consumidor em temas importantes para o desenvolvimento sustentável (água, alimentos, cadeira produtiva, consumo consciente, dinheiro e crédito, energia, mobilidade, mudanças climáticas, resíduos e sustentabilidade).
Semana do Meio Ambiente: 3 a 9 de junho
Ainda em parceria com o Akatu e diversas entidades do terceiro setor, a Bunge colaborou na promoção de ações comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Durante a semana, o espaço do Condomínio Conjunto Nacional, em São Paulo (onde circulam 45 mil pessoas diariamente), acolheu exposições, debates, interações com o público, oficinas com material reciclável e exibição de filmes sobre o tema.
Dia do Consumo Consciente
Para comemorar o Dia do Consumo Consciente (15 de outubro), o Instituto Akatu convidou os brasileiros de todo o país a "invadir" praças e parques no dia seguinte (16 de outubro, um domingo) para resgatar um velho hábito de convivência entre familiares e amigos: fazer piqueniques. O Akatu produziu a reportagem "O que levar na sua cesta de piquenique", em que nutricionistas propunham opções de cardápios sustentáveis para a ocasião, além do "Guia Para um Piquenique Sustentável", que está disponível para download no site. O material contém dicas que orientam para formas alternativas de transporte, descarte correto dos produtos mais consumidos em piqueniques, entre outros. A Bunge Brasil também apoiou a iniciativa.
Relatório Estado do Mundo 2011 – Inovações que Nutrem o Planeta
A Bunge patrocinou essa publicação anual considerada internacionalmente como referência para aqueles que atuam nos campos social e ambiental em todo o mundo. "Estado do Mundo 2011 – Inovações que Nutrem o Planeta" trouxe para o debate a produção de alimentos agrícolas. O documento é produzido pela Worldwatch Institute (WWI), organização com sede em Washington, nos Estados Unidos.
O relatório conclui que a complexidade da sustentabilidade da produção de alimentos agrícolas está justamente no equilíbrio entre os fatores sociais, ambientais e econômicos. "A atividade agrícola sustentável requer muito conhecimento, pesquisa e a combinação de inovações com a experiência dos agricultores."
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