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83% das cidades brasileiras são
atendidas diretamente pela Bunge


No último ano, a Bunge Brasil e a Solazyme formaram uma associação para construir e operar uma fábrica de óleos renováveis em Orindiúva (SP).
Em 2012, o
Programa Inova
foi implantado
definitivamente na área de Açúcar & Bioenergia.


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No mercado brasileiro, a Bunge atua por meio de quatro áreas de negócio que possibilitam a integração com a cadeia de valor do campo à mesa: Açúcar & Bioenergia, Agronegócio & Logística, Alimentos & Ingredientes e Fertilizantes. Com sinergia entre esses seguimentos de negócios, a empresa tem conseguido reduzir seus custos de produção, aperfeiçoar seus processos, atender os clientes com cada vez mais agilidade e promover a geração de valor compatível com os interesses dos acionistas, com o desenvolvimento sustentável da sociedade e com o crescimento econômico e social do Brasil.

Os investimentos da Bunge buscam o fortalecimento do portfólio de produtos e sua atuação integrada em todo o país. Um exemplo é a compra da área de alimentos da Hypermarcas por R$ 180 milhões, agregando as marcas Etti, Salsaretti e Cajamar aos segmentos de molhos e extrato de tomate, caldos, molhos e temperos, pratos prontos e instantâneos no fim de 2011. Com o negócio, a Bunge adquiriu também uma fábrica e um centro de distribuição em Araçatuba (SP).

No último ano, a Bunge Brasil e a Solazyme formaram uma associação para construir e operar uma fábrica de óleos renováveis em Orindiúva (SP). Com investimentos da ordem de US$ 100 milhões, essa parceria permitirá produzir óleos triglicérides customizados, utilizados em aplicações industriais não alimentícias no mercado doméstico brasileiro, gerando cerca de 80 empregos diretos na operação da fábrica e aproximadamente 250 durante sua construção. Essa planta foi projetada para se integrar com uma nova unidade de cogeração de bioeletricidade na Usina Moema e poderá ser ampliada, de acordo com a futura demanda de mercado. O início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2013.


R$ 23,7 milhões  é o retorno financeiro estimado pelas inovações nos processos em 2012


Inovação contínua

A inovação constante de seus produtos e processos operacionais é um dos caminhos para que a Bunge alcance a excelência operacional de maneira integrada.

O Programa Inova Bunge, que abriga o Banco de Ideias, destinado a receber sugestões de melhoria em produtos, serviços e processos provenientes de todos os profissionais da companhia. Além de trazer valor para o cliente, a proposta possibilita aumentar a rentabilidade e a produtividade da empresa.

Foram geradas 514 idéias, relacionadas diretamente a iniciativas de sustentabilidade tais como redução do consumo de água, energia, geração de resíduos e qualidade de vida, sendo que 67 ideias foram implementadas.

Em 2012, o Programa Inova foi implantado definitivamente na área de Açúcar & Bioenergia, consolidando sua aplicação em todos os negócios da Bunge Brasil. Além disso, o projeto deu início ao desenvolvimento de uma nova ferramenta, a Eureka, que trará uma metodologia para o fortalecimento de ideias que buscam a criação de novos negócios.

O Escritório de Projetos, por sua vez, define o processo de transformação das ideias em conceitos e, na sequência, em projetos. Essa estrutura procura garantir que as ideias selecionadas se transformem em projetos exequíveis e, por fim, em produtos e serviços que atendam às necessidades de clientes e consumidores. PR1



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Retorno financeiro (R$ milhões) Ideias geradas Ideias implementadas
     
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