Bunge promove evento sobre ecocondução para caminhoneiros e transportadoras

São Paulo – outubro, 2023 – A Bunge, uma das líderes globais em agronegócio e alimentos, promove em 01 de novembro, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), um evento sobre ecocondução e sustentabilidade. A ecocondução é um estilo de direção cujas técnicas levam à redução no consumo de combustível e, consequentemente, diminuem o custo da operação e a emissão de poluentes e de gases causadores do efeito estufa - que afetam diretamente a saúde dos motoristas e o meio ambiente. A expectativa é que a iniciativa reúna cerca de 200 pessoas entre caminhoneiros e transportadoras.

A ação é voltada a todos os perfis de motoristas e transportadoras parceiras da Bunge e tem como foco levar capacitação sobre o tema a profissionais que usualmente não possuem acesso a esse tipo de treinamento.

“Aqui na Bunge, acreditamos em nossa responsabilidade em gerar um impacto ambiental e social positivo em todos os lugares nos quais operamos. É extremamente importante compartilharmos com nossos parceiros técnicas de ecocondução e sustentabilidade para que possamos ampliar ainda mais os nossos esforços de descarbonização de todo o setor”, afirma Charles Roger Vieira, diretor de logística da Bunge.

Parceiros
O evento será realizado na nova unidade do SEST-SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em Luís Eduardo Magalhães, que conta com simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus. A grade de conteúdo inclui apresentação dos problemas gerados pela emissão de poluentes e gases de efeito estufa provenientes da queima de combustíveis fósseis pela equipe da Bunge e apresentação do conceito, benefícios e treinamento sobre ecocondução por um profissional Master Drive da Rodobens, grupo de Concessionárias Mercedes-Benz.

No estande da companhia de tecnologia e logística Vector, os caminhoneiros também poderão se cadastrar na plataforma digital de contratação de fretes da empresa e conhecer a iniciativa que dá acesso ao diesel com menor custo. Já o Programa Despoluir, desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST-SENAT terá programação na cidade de Luis Eduardo Magalhães entre 30/10 e 01/11 e fará parte do evento para incentivar a adoção de práticas ambientalmente responsáveis e realizar teste de opacidade em caminhões. O teste de opacidade é um serviço que mede as saídas de fumaça do veículo de carga, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar, reduzindo os impactos ambientais relacionados à emissão de poluentes.

Além de todas essas iniciativas, os motoristas poderão visitar estandes para conhecer produtos e serviços voltados à condução sustentável e segura das empresas Pamcary, Telerisco, Mercedes-Benz, Randon, Michelin e Gobrax.