Com a nova política, a empresa atende à demanda de formalizar diretrizes específicas sobre estes temas, identificada junto aos diversos públicos com os quais ela se relaciona, tais como clientes, fornecedores, funcionários, ONGs, governo e instituições financeiras. A Bunge, empresa de alimentos e agronegócio, integrada do campo à mesa do consumidor, definiu por formalizar sua linha de atuação frente às necessidades de produção sustentável, respeito aos recursos naturais e aos serviços ambientais, a exemplo da biodiversidade.
A empresa já possui Política de Meio Ambiente e Política de Sustentabilidade definidas e aplicadas aos seus negócios, mas a formalização referente à biodiversidade e uso do solo vinha sendo demandada em fóruns realizados com os principais públicos de relacionamento da Bunge, denominados mundialmente como stakeholders. "O conteúdo, elaborado após avaliação das operações da empresa nas Américas, Europa e Ásia, foi intensamente discutido com as áreas de negócio e é fruto de consultas, análises e reflexão estratégica. A política elaborada passou por validação dos stakeholders, que apontaram os temas como relevantes, aplicáveis e com potencial de geração de diferenciais para os negócios", afirma Michel Santos, gerente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Bunge Brasil.
Essa iniciativa, pioneira no setor, tem por objetivo promover maior governança na gestão da empresa, orientando as decisões das áreas de negócios da Bunge e as ações de seus fornecedores. Assim, a partir de então, o relacionamento da Bunge na promoção da Agricultura Sustentável passa a ser regido pelas seguintes diretrizes:
Biotecnologia e Biocombustíveis
A Bunge irá promover a pesquisa e adoção de tecnologias que encorajam práticas agrícolas sustentáveis. A empresa considera que a biotecnologia, quando apropriadamente aplicada, pode ser uma ferramenta para melhorar a produção e diminuir o uso de recursos naturais escassos, tais como água, terra arável e nutrientes. A empresa promove o desenvolvimento da indústria global de biocombustíveis baseada nos princípios do consumo e produção sustentável, equilibrando as demandas por alimentos, fibras e combustíveis. Item a item, os tópicos da nova política foram avaliados pelos representantes de clientes, fornecedores, funcionários, ONGs, governo e instituições financeiras, sob os critérios de relevância, aplicabilidade e diferenciação, e foram considerados, em sua maioria, de grande importância para a atuação da empresa e para o desenvolvimento sustentável do setor.
Para a Bunge, a sustentabilidade é um guia para direcionar melhorias contínuas, tanto interna quanto externamente. "Neste momento, em linha com a maturidade atingida pela corporação e dentro de uma política de transparência na gestão, a empresa entende que o tema referente ao Uso da Terra e Biodiversidade necessitava de uma atenção especial", completa Michel.
Mais informações sobre a sustentabilidade da Bunge estão disponíveis no site www.bunge.com.br/sustentabilidade .